logo RCN

Celesc compartilha dicas para reduzir o consumo de energia elétrica no inverno

  • Foto: Divulgação -

Estação inicia oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h51

Nesta quinta-feira (20), às 17h51, começa o inverno 2024 no Brasil. Para incentivar o uso consciente de energia durante os meses mais frios do ano, a Celesc está lançando uma campanha com dicas práticas para ajudar a população a reduzir a conta de luz por meio de mudanças nos hábitos diários.

Em 2023, o consumo de energia nas residências aumentou 5,6% em comparação a 2022. Nos primeiros três meses de 2024, o consumo de energia elétrica residencial também subiu 9,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O uso prolongado do chuveiro elétrico é um dos principais vilões do consumo de energia nas residências, representando de 25% a 35% da despesa total com eletricidade. "Vale lembrar que o chuveiro no modo inverno consome, em média, 30% mais energia do que na posição verão", destaca Thiago Jeremias, Gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc.


Confira as dicas da Celesc para economizar energia durante o inverno

  • Banhos mais curtos: Limite o tempo de banho a 10 minutos e evite usar outros aparelhos enquanto o chuveiro está ligado.
  • Aquecimento eficiente: Durante o uso de aquecedores elétricos, mantenha janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio. Limpe os filtros regularmente e desligue os aparelhos ao sair do ambiente por períodos prolongados.
  • Lavadora e secadora de roupas: Limpe o filtro da lavadora regularmente para reduzir o esforço da rede elétrica. Prefira secar as roupas ao ar livre ou próximo a janelas. Ao usar a secadora, siga as recomendações do manual sobre a quantidade ideal de roupas para não sobrecarregar o aparelho. Nunca seque roupas atrás da geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia e pode danificar o eletrodoméstico.
  • Aproveite a luz natural: Evite deixar lâmpadas acesas desnecessariamente e aproveite ao máximo a iluminação natural.
  • Torneiras Elétricas: Ajuste a temperatura da água para um nível médio de calor e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as louças para economizar energia.
  • Uso eficiente do forno: Abra a porta do forno apenas quando necessário para evitar desperdício de calor e uso excessivo de energia.
  • Consumo consciente da geladeira: Evite abrir a geladeira desnecessariamente e nunca seque roupas atrás dela. Isso sobrecarrega o motor e aumenta o consumo de energia.
  • Secador de cabelo: Seque o cabelo o máximo possível com a toalha antes de usar o secador, reduzindo o tempo de uso do aparelho e o consumo de energia.
Casa da Cultura celebra tradições juninas neste sábado Anterior

Casa da Cultura celebra tradições juninas neste sábado

Festival Sertanejo de Santa Catarina prorroga inscrições Próximo

Festival Sertanejo de Santa Catarina prorroga inscrições

Deixe seu comentário